04/01/2017

A mulher invisível

Ontem em mais uma conversa com a minha psicóloga, tentei explicar porque não consigo me abrir e desabafar com ninguém.

O fato é que nós, mulheres inférteis, somos praticamente invisíveis à população.
O primeiro motivo é que somos uma parcela muito pequena das mulheres e minorias costumam ser esquecidas.
O segundo motivo é que é algo tão fora do comum, que as pessoas simplesmente não conseguem entender a dor que isso causa. Cansei de ouvir todos os tipos de clichês como "é só relaxar que acontece", "faça uma viagem com o seu marido, para de pensar nisso".

Cansei de escutar que minha vida é boa demais e eu preciso focar em tudo de maravilhoso que Deus me deu e não só no que eu não tenho.
Escutei de uma pessoa até que bem legal que "ter filhos nem é tudo isso" - mas ela teve dois!
Outros dizem que é "tudo na hora de Deus".

Eu opto por não compartilhar meus sentimentos com muita gente. Tenho vergonha, me sinto vulnerável (no sentido ruim da palavra), exposta. Mas as vezes que tentei, também não deram muito certo. Ninguém entende. Acham que é bobagem, que é simples, que é drama. Que não tenho tantos motivos assim para sofrer desse jeito.
E daí, esquecem.

Me afastei do mundo. E em todas as vezes que considerei me reaproximar, me frustrei.
Há exatamente 1 mês, eu contei sobre a minha saga da adoção e que provavelmente tentaria nova FIV para duas amigas.
Ficou nisso. Nenhuma delas sequer tocou no assunto ou me perguntou se eu estou bem depois disso.
Claro que não estou, mas não vou pedir ajuda pra quem nunca ofereceu. Elas estão vivendo outro momento - uma com filho pequeno e a outra grávida e meu sofrimento é desagradável demais para esse momento de felicidade que elas vivem.

Ou seja, estou completamente sozinha nessa. Cada dia mais.


10 comentários:

  1. Oi, eu tb optei em comentar sobre a fiv com o mínimo de pessoas.A maioria das pessoas que estão fora desse contexto não compreendem os sentimentos de quem está passando por isso. Chegam muitas vezes a relativizar e banalizar a situação. Fora que ao comentar menos sinto que estou preservando minha intimidade e a minha vida, trata-se de um assunto muito pessoal.
    Nosso recomeço está quase chegando, tenho fé no nosso positivo. :) oba!
    Hoje li um trecho de um livro e lembrei-me de vc,segue:
    "Por maior que seja a carga de provações e problemas que te pesam nos ombros, ergue a fronte e caminha para frente,trabalhando e servindo, amando e auxiliando, porque ninguém, nem circunstância alguma te podem furtar a imortalidade, nem te afastar da onipresença de Deus".
    Luz e paz na sua vida.
    Beijos
    Ptt (Fiv-Amadurecimento da Alma)
    http://fivamadurecimentodaalma.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Você não está sozinha, sinta-se abraçada por nós, milhares de mulheres que fazemos parte desta minoria também. Sabemos e conhecemos sua dor, pois ela é nossa própria dor também. Que Deus abençoe nosso sonho!!! 😘

    ResponderExcluir
  3. Você não está sozinha, sinta-se abraçada por nós, milhares de mulheres que fazemos parte desta minoria também. Sabemos e conhecemos sua dor, pois ela é nossa própria dor também. Que Deus abençoe nosso sonho!!! 😘

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que existe a internet para nos sentirmos um pouco menos invisíveis. Bjos torcendo por um 2017 diferente!

    ResponderExcluir
  5. se anima! Assim como uns nascem sem enxergar, sem andar, sem falar, ou com qualquer outro tipo de deficiencia, nós nascemos sem conseguir engravidar... Infelizmente nem tudo é para todas. Algumas mulheres irão se casar, ter um grande um amor, irão se realizar profissionalmente, irão ter filhos, irão ficar sozinha sem filho e sem marido cuidando da mãe até morrer... Enfim todos teremos historias diferentes... eu com as minhas dificuldades e você com as suas. Mas se todo mundo se entregar a sua fraqueza, vai acabar a população na terra. Esqueça que você quer ser mãe, se cadastre para adotar e espere... ore... e no mais só Deus pode agir, enquanto isso aproveite as coisas que você tem antes que perca tudo e fique sem nada... Se anima!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a sua intenção ao comentar aqui, foi boa.
      Mas seu comentário foi péssimo.
      Então se eu nascer sem uma perna, devo desencanar e jamais procurar uma prótese ou uma fisioterapia que me auxilie a ser o mais próximo do normal possível? Se eu tiver câncer, não devo buscar tratamento, porque afinal, nem tudo é pra todos? E se tiver alguma coisa como catarata congênita devo me contentar com a cegueira porque o tratamento não é pra todos?
      Quanta frieza e insensibilidade.
      Infertilidade é uma doença, como muitas e tem possibilidades de tratamento. E é isso que eu busco.
      O caminho é difícil, tortuoso e sofrido, como o tratamento de qualquer doença grave é.

      Você disse grandes absurdos para alguém que tenha realmente o desejo de ser mae. Esqueça?

      Acho que você não se deu ao trabalho de ler o resto do blog. Eu já estou cadastrada para adotar e pretendo fazer as duas coisas - gerar um filho e adotar um filho.
      Te peço, de coração, que se não conseguir ter empatia, capacidade de se colocar no lugar do outro, de sensibilizar com a dor alheia, por favor, não perca seu tempo comentando no meu blog.
      Um abraço.

      Excluir
  6. Cai aqui de paraquedas, um dia com calma pretendo ler toda a sua história pra te conhecer melhor!
    Mas quero te dizer que vc não está só, que tem com quem compartilhar, quem entende a sua dor por viver de perto o mesmo que vc.
    Não leve a mal as pessoas que te falam essas coisas, penso que elas só não sabem muito bem o que falar e pra tentar ajudar acabam piorando!
    Força, que 2017 é o nosso ano! =)

    Bjs
    esposaemamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Na verdade, cansei de relevar, ser a educadinha e a compreensiva com os comentários e a falta de sensibilidade das pessoas.
    Todos apontam para nós dizendo que temos que ser "boazinhas" com a nossa situação de infertilidade, mas ninguém pára sua vida para se sensibilizar e dizer ao menos: como você está?
    Sinto que as pessoas se esquivam de falar do assunto. As vezes até tento iniciar um diálogo, me dispondo até a relatar a minha situação, mas as pessoas se esquivam dizendo frases genéricas como: Deus sabe de todas as coisas, aguarde, você é mais forte que isso, etc...
    Essa semana tem a festinha de aniversário do filho de uma prima. Não estou nem um pouco a fim de ir. Não pelas pessoas, mas pelos meus sentimentos. Posso parecer "estranha" por isso mas, quer saber? Se eu não começar a valorizar minhas atitudes, ninguém fará isso por mim...
    Bom saber que não estou sozinha nessa jornada.
    Beijos, amigas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, não está mesmo. Acho que todas nós tentantes acabamos sofrendo muito ao ver a felicidade de todas engravidando e celebrando a vida de seus filhos. A vida parece tão injusta, né? Evito ao máximo tudo que tem contato com grávidas ou crianças pequenas, onde o assunto só fica sobre maternidade. Vou quando não tenho mesmo outra opção.
      E com você está? Planos pro futuro?
      Um beijão!

      Excluir
    2. Oi, M.
      Continuo buscando a Deus. Não tenho muitas tentativas palpáveis, por isso estou procurando focar em outras coisas agora. Preciso desse tempo. Sei que, cronologicamente, já se passou um bom período mas ainda não me sinto preparada a tomar um próximo passo. Por eqto estou esperando e clamando a Deus por um caminho. Só Ele pode me ajudar, porque por minhas forças realmente não consigo.
      É uma tarefa árdua mas tem valido a pena, tem dado frutos porque, graças a Deus, tenho crescido muito com toda essa história.
      Onde vai resultar tudo isso? Ainda não tenho ideia, mas é muito reconfortante saber que Deus está cuidando de tudo e que minha causa não poderia estar em mãos melhores.
      Sinto muita falta do meu blog, mas esse tempo é necessário. O que me faz matar a saudade é acompanhar a história de vocês, minhas amigas tentantes que tanto me entendem!
      Beijos e torcendo muito por você, viu?

      Excluir