06/08/2016

Lidando com o luto

Todos os meses quando me descubro não grávida, sinto uma tristeza absurda. Choro, fico mal, demoro alguns dias pra me recuperar.
Quando contei isso pra minha ginecologista (e confesso, foi quando eu estava meio dopada após a sedação para a histeroscopia) ela me respondeu: "é como um luto". E é isso que eu sinto, exatamente. Uma perda de algo que ainda não existe, mas na minha cabeça deveria existir há tanto tempo!

Como é possível sentir esse desejo e esse amor por algo que nunca vimos e nem sabemos se seremos capazes de ver?

Esse mês acho que estou lidando melhor com  a fase de tristeza do ciclo. Tenho altos e baixos, mas no geral, posso dizer que esse mês fiquei no meio do caminho. Ainda passo todo meu período livre buscando informações sobre gravidez, fiv e afins, mas tenho me sentido menos arrasada e mais esperançosa. Quando percebo que não será dessa vez, que não tenho nenhum sintoma de gravidez após mais de 1 semana da ovulação, o coração aperta e o nó na garganta aparece. Mas passa... E eu volto a lembrar que mês que já é o mês da minha fiv, que eu tenho um útero lindo, alguns poucos óvulos que se Deus quiser serão perfeitos, os espermatozóides do marido são ótimos e a minha fé se renova.

Eu já li diversas e diversas histórias de mulheres que tentaram múltiplas vezes. Claro que nenhuma delas começou pensando que não aconteceria de primeira, mas independente disso, praticamente todas conseguiram seu final feliz. Até hoje, de todos os relatos, li apenas dois de mulheres que realmente desistiram da maternidade por meio de uma gestação: uma não pode mais tomar hormônios por um problema de saúde e por isso não pode mais realizar a FIV e uma que depois de 3 FIVs resolveu desistir e partir pra adoção.

Definitivamente não sei qual será o meu limite, o meu momento de dizer chega, isso não é pra mim. Talvez nunca.
O que eu mais vejo, são mulheres que insistiram e hoje tem seu pacotinho tão amado nos braços. Sei que Deus não quer o sofrimento de ninguém, que Ele não é cruel, mas às vezes nós precisamos passar por essa dificuldade toda como forma de amadurecimento.

Há algum tempo passei a ficar muito triste com algumas coisas que aprendi frequentando o centro espírita, porque na forma como foi falada, eu deveria aceitar a condição que Deus me deu nessa vida, pois a resignação é o caminho para a evolução.
Mas recentemente, após questionar muito e meu marido me mandar estudar, porque não era nada disso, li no Evangelho Segundo o Espiritismo algo que acalmou demais meu coração:

"As provas têm por objetivo exercitar a inteligência, assim como a paciência e a resignação; um homem pode nascer numa posição penosa e difícil, precisamente para obrigá-lo a procurar meios de vencer as dificuldades. O mérito consiste em suportar sem lamentações as consequências dos males que não podem evitar, em perseverar na luta..."

Ou seja, minha evolução está no caminho e não no final da minha história.

E estou me esforçando para isso. Aceitar que esse é o caminho que Deus trilhou pra mim, mas que com o meu esforço, um dia todo esse sofrimento terá ficado para trás.

Um beijo e bom fim de semana para todas!

4 comentários:

  1. Seja perseverante na luta, sua vitória virá. Em breve terá seus filhos nos braços e verá que o caminho percorrido foi mais uma fase de maturação da alma. Em hipótese nenhuma a nossa dificuldade significa que estamos fadadas em não conseguir, o Senhor é muito misericordioso. Filtre as informações recebidas.
    Vc faz o culto no lar? É uma possibilidade de estudo do evangelho que conforta muito.
    Qual o seu email? O meu é fivamadurecimentodaalma@gmail.com .

    "Afirma-nos o Evangelho que para Deus nada existe impossível, mas decerto que Deus espera que cada um de nós faça o possível a nosso favor". (Ceifa de luz, p.185).

    Continue firme na sua luta.

    Beijos
    Ptt (Fiv-Amadurecimento da Alma)
    http://fivamadurecimentodaalma.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazemos o Evangelho no Lar sim, toda segunda-feira. Incrível como todas as leituras parecem que foram escolhidas a dedo por DEus, para meus sentimentos daquele dia. SEgunda, a minha leitura incluiu a frase "se cada noite é nova sombra, cada dia é nova luz"...
      Um beijo!

      Excluir
  2. No fim, tudo dá certo. E se não deu certo é porque não chegou ao final. Gosto dessa frase e tento acreditar nisso, sempre. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas a dificuldade está em esperar por esse final que não tem prazo para acontecer, né? UM beijão!

      Excluir